Monday, April 24, 2006

Apenas o começo

Ninguém gosta de perder. Quanto a isso tenho certeza de que não precisamos discutir. Por essa razão, vou deixar para falar sobre o resultado do jogo de ontem, mais tarde. Falemos antes das emoções existentes por trás de uma partida de futebol. Toda a minha vida eu quis saber o que sente um jogador profissional às vésperas de uma partida importante. Quando criança, nos domingos em que haviam jogos decisivos, eu amanhecia imaginando o que passava na cabeça dos atletas, o que faziam, lá na concentração, horas antes da partida. Bem, posso dizer que ontem, tive minha curiosidade plenamente satisfeita! Fizemos nossa estréia pela Taça Dr. Romeu Ritter dos Reis, edição 2006, aqui em Porto Alegre. Para mim, que já estou com 28 anos, foi indescritível poder sentir outra vez a emoção de uma estréia! As horas que antecederam foram um misto de ansiedade e expectativa, mas isto é mais uma daquelas coisas da vida que só vivendo para conhecer. Por mais que se escreva a respeito, não será possível nunca transmitir o que você sente. A saída de casa, o encontro com os amigos/companheiros de time, a chegada ao campo. No caminho de ida, ainda passamos pelo ônibus que levava o time do Santa Cruz para o jogo contra o Internacional, aqui no Beira-Rio. Mas voltando, nós do João Telles FC estávamos torcendo para um empate na partida preliminar, entre Misto FC e Milan FC. Mas o primeiro venceu por 6 a 2. Com um empate entre eles, nós, com uma vitória simples, seríamos primeiro do grupo. Mas infelizmente, mais uma vez sentimos os efeitos de levar apenas 11 atletas. O Fraternidade, nosso adversário, fez todas as alterações permitidas (sete ao todo) e nós, nenhuma. Tivemos um atleta expulso, o que dificultou a nossa marcação, e permitiu que eles construíssem o expressivo placar de seis a zero. O lance curioso do jogo, foi um penalty que eu defendi, e que a torcida DELES, comemorou como um gol!Acho que o cobrador não era muito admirado, pelo torcedor. Mas não pensem que por isso, saí com uma vitória pessoal. Pelo contrario, peço desculpas ao torcedor joão-tellense em nome dos outros dez HERÓIS que deixaram o comodismo e os "compromissos" de lado e foram dar a cara a tapa, na tarde de ontem. Mas existe gente no elenco que AINDA não entendeu a grandiosidade da competição. É claro que tem também o o fato de sermos estreantes, enfrentando times com anos e anos de experiência. Foi a primeira rodada, tem muito campeonato pela frente, e muitos times se acertam ao longo do torneio. Mas é hora de parar, rever atitudes, reformular, enquanto ainda é apenas o começo, para que não aconteçam mais placares como o de ontem. O torcedor, acostumado a alegrias e vitórias, não merece! Abraço a todos!

Tuesday, April 18, 2006

Olá, amigos, torcedores do João Telles e blogueiros de plantão. Como disse a vocês na última postagem, anteontem, domingo, tivemos um amistoso preparatório visando o campeonato, que começa domingo que vem. Jogamos com o Misto FC, mas o jogo foi atípico. Pra começar, nosso adversário atrasou-se, cerca de 40 minutos. Quando já estavamos para entrar em campo, chega a noticía de que um dos atletas deles se acidentou de moto EM FRENTE AO ESTÁDIO, na chegada! Correria, confusão, hospital. Irritados com a demora no início do jogo, alguns atletas do JTFC me cobravam uma atitude mais rigorosa com o adversário, o que me revoltou profundamente! Aí, a discussão virou pro nosso lado. Fui falar com Beto, o tecnico deles, um sipático senhor em cadeira de rodas, cuja força de vontade devia servir de motivação a muitas pessoas. Depois de mais de uma hora de atraso, ficou decidido que jogaríamos uma hora em tempo corrido, apenas para glorificar a presença de todos. E dentro de campo, o que se viu por parte de nosso time foi uma equipe centrada, até sofrermos o 1 gol. Logo depois, Brunno, o lateral direito, sentiu a coxa e como tínhamos levado apenas 11 atletas, jogamos com um a menos. Com o setor direito da defesa comprometido, o misto não teve dificuldades em chegar ao segundo gol, num chute de dentro da área, por cobertura. Num penalty discutível, a equipe da zona norte da cidade abriu três a zero e fechou o placar num contra-ataque, claro, pela direita. Depois de tudo, o time se mostrou mais calmo, criando boas finalizações, com Xikinho, ao receber passe de Piter. Mas faltaram titulares. Faltaram inclusive reservas! Faltou o sentimento. Faltou a alguns a consciência do que é vestir a camisa de um time de futebol, seja ele da grandeza que for. E perdemos. De bom na tarde de anteontem, somente o fato de ter encontrado novamente Pedrinho Gaúcho, pai de nosso lateral direito (o mesmo que saiu contundido) grande figura humana, ex-atleta, atualmente trabalhando como treinador, que apareceu por lá, com o seu carinho e sua palavra amiga de sempre para nós. Quem joga sabe: a derrota é o momento em que todas as músicas são tristes, todas as imagens são lúgubres. Perdemos a fome, o sono não vem. Mas sempre tem o seu lado bom. Hora de repensar de cabeça fria, como disse Xikinho, os rumos da equipe. Se quisermos fazer uma boa campanha, ainda este ano, temos que mudar. Do contrário, seremos mais um nome na tabela de inscritos. Quero parabenizar aqui nossos adversários, sempre leais, batendo só na bola, fazendo honras à inscrição que trago em minha camiseta (foto) e principalmente, aos nossos jogadores que deram tudo de si na partida de hoje, diante de tantas adversidades, dentro e fora de campo. É nessas horas que se conhece os fortes. Infelizmente, não deu João Telles. Abraço a todos!

Monday, April 10, 2006

João Telles Futebol Clube!

Olá, pessoal. Como vão vocês? Espero que bem! Como alguns de vocês sabem, neste blog eu falo sobre futebol e hoje vou falar sobre algo que me deixou extremamente feliz! Nosso time, o João Telles FC, que graças à internet, tem a felicidade de colecionar admiradores por todo o Brasil, está muito perto de dar um grande passo rumo a vôos mais altos. Estamos a duas semanas de iniciar no campeonato da liga de futebol do bairro Parque dos Mayas, aqui em Porto Alegre. Sabemos que enfrentaremos adversários qualificadíssimos, o que só aumenta nossa vontade de dar nosso melhor em campo. No próximo domingo, dia 16 de Abril, teremos um amistoso contra o Misto Futebol Clube, um de nossos adversários no mesmo torneio. Todos estamos em contagem regressiva, com grande expectativa para a estréia. Eu confesso que me sinto como se fosse a primeira vez que entrarei em campo, novamente, tamanha a vontade de jogar. Tenho certeza de que se conseguirmos uma boa colocação neste campeonato, isto vai servir para coroar um time que tem tudo para fazer história no futebol gaúcho, principalmente nos dias atuais, aonde organização tática, garra e empenho têm tido um valor maior do que qualquer tradição... Por falar nisso, aproveito para parabenizar a torcida do Grêmio FBPA, que ontem se sagrou campeão gaúcho. Eu pude acompanhar de perto a festa da torcida, na Av. Goethe, aqui em POA (foto). Acho que mais do que o título em si, os gremistas comemoravam a vitória da superação, pois claramente tinham um time muito inferior, tecnicamente. Tanta alegria talvez se deva também ao fato de que time do Grêmio deu ao seu torcedor a chance de rechaçar a tortura psicológica a que fora submetido, nas semanas que antecederam a partida. Enfim, nós do JTFC parabenizamos os gremistas e dizemos aos colorados que futebol, é isso mesmo: nem sempre ganha o melhor. Tomara que logo tenhamos uma multidão como a da foto a comemorar os títulos do nosso querido João Telles FC. Forte abraço a todos!!!